sexta-feira, 6 de julho de 2007

Edifícios religiosos

Alvar Aalto projetou e reformou muitos edifícios religiosos ao longo de sua carreira, principalmente na sua terra na natal, a Finlândia mas também em países como Alemanha, Itália e Suíça. Apresentarei aqui quatro obras, sendo elas:

Igreja de Lahti

É a igreja mais importante da cidade de Lahti e se encontra num terreno triangular, num lugar mais elevado. O projeto de Aalto venceu o concurso em 1950 e teve seu projeto concretizado em 1970.
Consiste numa planta e volume triangular eqüilátero com os ângulos cortados, que se afunila em direção ao altar, que está na base menor (que foi subtraída a maior parte) e está em eixo com o acesso. Há um equilíbrio no conjunto, devido à agregação de dois blocos com formas e proporções próximas nas laterais do triângulo, a fim de que um não sobressaia do outro. O volume do edifício apesar do dinamismo dos ângulos pode ser considerado conciso, com os blocos bem agregados entre si, pelos materiais e planos laterais retos.
Planta baixa

Igreja e centro paroquial de Seinäjoki

Igreja: venceu o concurso em 1952 e foi construída entre os anos de 1958 e 1960.
Centro paroquial: Projeto de 1963 e foi construída entre os de 1964 e 1966.
A igreja encontra-se elevada e se destaca em relação ao centro paroquial adjacente, o que contribui para um campanário bem alto, sendo este símbolo da cidade, como um elemento vertical marcante, em forma de cruz estilizada. Ele dispõe do tradicional relógio, e tem também tem a função, com vista para o mar e para os campos e florestas. Há um espaço livre intermediário entre a igreja e o centro paroquial,onde os fiéis podem se reunir em maior número. Essa diferença de atmosfera da igreja e desse espaço é um contraste entre o sagrado e o mundano. A igreja possui forma trapezoidal e o centro paroquial maciço de forma retangular que se ligam através desse espaço, sem conexão direta dos volumes.
Planta baixa


Igreja e Centro Paroquial em Wolfsburg na Alemanha

Projeto de 1959 e foi construída entre 1960 e 1962.
O volume curvado e subtraído da igreja faz o fechamento da perspectiva de quem vem desde a avenida, ficando o outro lado conformado pelo “U” dos volumes do centro paroquial. O campanário alto funciona como marco para o conjunto com uma esbelta cruz negra no topo. A planta é também trapezoidal e o edifício assume perfil assimétrico descendente desde o acesso até o altar. O interior é bem iluminado, tornando um ambiente capaz de oferecer ao ser humano uma vida mais harmoniosa, pelo reencontro consigo e com a divindade. Os planos perdem a limpeza geométrica, observada em Lahti e Seinäjoki, para assumir uma composição fragmentada, obtida por subtração. A cobertura assume uma forma arredondada, “sensual”, acompanhando o desenvolvimento longitudinal da nave.
Planta baixa


Centro Paroquial em Detmerode na Alemanha
A planta, outra vez é trapezoidal, desde o acesso até o altar, para concentrar a visualização no foco eucarístico e estabelecer boas condições acústicas. A nave, projetada para duzentos e cinqüenta pessoas, mas que pode chegar a até seiscentos lugares, repete a organização assimétrica da congregação e a experimentação perspectiva desde o acesso pelo eixo colocado no lado maior do trapézio. Há uma articulação triangular, agora entre altar/púlpito, bancos e coro/órgão: o altar ocupa o lado menor e está elevado em relação à assembléia, com o púlpito à esquerda e o coro/órgão ocupando a parede direita da nave. Por uma escada sob a plataforma do coro, desce-se à cripta, onde ficam uma capela e demais dependências auxiliares de culto. Não há rigor geométrico, o que fica comprovado tanto pelo desenho do campanário, composto de doze pilares articulados em seqüência ortogonal, quebrada apenas em altura pela massa que o entremeia, como pelas subtrações nas arestas do trapézio.
Planta baixa

Um comentário:

Anônimo disse...

Gostei!